sexta-feira, agosto 19, 2011

Morreu o realizador Raúl Ruiz (1941-2011)

A Clap Filmes anunciou que Raúl Ruiz, realizador chileno radicado em França, morreu hoje em Paris aos 70 anos de idade, vítima de uma infecção pulmonar. 

Nascido no dia 25 de Julho de 1941, Raúl Ruiz Pino foi um distinto teórico e cineasta, tendo vivido até hoje com a sua mulher, também ela realizadora, Valeria Sarmiento.

Inovador e não raras vezes experimental, realizou mais de uma centena de filmes, entre os quais se destacam “A Cidade dos Piratas” (1983), “Três Vidas e uma só Morte” (1996) e o recente “Mistérios de Lisboa”, monumental adaptação do romance de Camilo Castelo Branco. Produzida por Paulo Branco, a longa-metragem, de quatro horas e meia, foi também estendida a uma mini-série de 6 episódios na RTP. Com Adriano Luz, Maria João Bastos, Ricardo Pereira, Clotilde Hesme, Afonso Pimentel, Léa Seydoux e Albano Jerónimo, “Mistérios de Lisboa”, que estreou no passado dia 5 de Agosto nos EUA, tem sido reconhecida como uma obra-prima. O crítico de cinema do DN João Lopes afirmou que “nunca tivemos nenhum filme português com tantas potencialidades para ser trabalhado de modo a conseguir chegar a uma nomeação para o Oscar de melhor filme estrangeiro”. 

O realizador estava a trabalhar na pré-produção de um novo filme produzido por Paulo Branco a rodar em Portugal. Teria por título “As Linhas de Torres” e contaria no elenco com John Malkovich, Mathieu Amalric, Melvil Poupaud e Marisa Paredes

Segundo a Clap Filmes, “a cerimónia fúnebre terá lugar na próxima terça-feira, dia 23 de Agosto, às 10h30, na Igreja Saint-Paul (99, Rue Saint-Antoine), em Paris. O seu corpo será sepultado no Chile.”
Esta notícia foi publicada originalmente no site Dinheiro Vivo, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário