Enquanto que, por estas bandas, o mês de Abril se vai estender um pouco mais para nos possibilitar a visualização dos filmes que restam de Andrei Tarkovsky, deixo, aos leitores, as respostas dos que responderam à nossa pergunta. Agora, a todos os que seleccionaram o favorito (e aos que não o fizeram por qualquer outro motivo): qual escolheram e porquê?
Já sabes que para mim são todos obras-primas :) e também já deves saber que escolhi o Stalker somente por uma razão (mais sentimental do que racional), porque foi o primeiro filme dele que vi.
ResponderEliminarQuais é que te faltam ver?
Álvaro, já sabia, sim :) Compreendo bem do que falas. Sendo todos tão diferentes (e tão, tão bons) é difícil escolher de forma mais objectiva. Falta-me o Andrei Rublev e o Solaris. O Sacrifício vi-o anteontem, escreverei em breve sobre ele :p
ResponderEliminar(e também gostava de ver o Tempo de Viagem)
ResponderEliminarO Tempo de Viagem arranja-se bem na net.
ResponderEliminarJe sais, parece até que no Youtube está disponível :P
ResponderEliminarOlha, disso não sabia :)
ResponderEliminarVê que é interessante.
Já agora, há um documentário (também se arranja facilmente) sobre ele e sobre Parajanov também muito interessante dum tipo chamado Levon Grigoryan do qual fiz um post aqui:
http://alvaromartins.blogspot.com/2009/12/andrei-tarkovsky-sergei-parajanov.html
Verei pois ;) Não conhecia esse, mas fiquei muito curioso agora. Vou sacá-lo então. Não conhecia sequer esse Parajanov!...
ResponderEliminarBem, em primeiro lugar da lista já vi quatro (Solaris, Stalker, Andrei Rublev e O Espelho). Favorito: Andrei Rublev.
ResponderEliminarUm pouco também por ter sido o meu primeiro, mas acima de tudo pela dimensão épica, visão majestosa e tributo à arte em si. Não é apenas o meu favorito de Tarkovsky, mas um dos meus favoritos de todos os tempos!
Difícil escolher, mas como já escrevi no meu blogue, eis o meu top Tarkovski:
ResponderEliminar1 - "Stalker"
2 - "O Espelho"
3 - "Andrei Rubliov"
4 - "A Infância de Ivan"
5 - "O Sacrifício"
6 - "Nostalgia"
7 - "Solaris"
Pedro, tenho de ver o Andrei Rublev nesse caso! Estou muito ansioso, claro :)
ResponderEliminarVictor, é difícil pois. Gostei do top.
Abraços
Escolhi o "Stalker", porque foi um dos dois do tarkovski que vi em sala (o outro foi o espelho), onde senti cada movimento, cada plano e cada som, de maneira inspiradora. A Zona é das coisas, em Cinema, na Arte, mais passível de interpretações, visões e o "Stalker" um dos melhores e mais importantes filmes de sempre. Junto-lhe (hoje, amanhã podia já não ser assim) o "Playtime", do Tati, o "Rio Bravo" do Hawks, o "Céline et Julie vont en Bâteau" do Rivette, o "F for Fake", do Welles, o "Monsieur Verdoux" do Chaplin, o "Hiroshima mon Amour" do Resnais e o "Au Hazard Balthazar" do Bresson...
ResponderEliminarO meu preferido dele é o Solaris, mas também ainda não vi o Sacrifício nem o Andrei Rubliov. O Solaris é dos meus filmes preferidos, gosto mais do que o 2001 até.
ResponderEliminarquero mt começar a vê-lo. começo pelo stalker só porque sim?
ResponderEliminar