sábado, julho 02, 2011

José e Pilar a quererem viajar aos Óscares

A Internet tem, como outros movimentos o conseguiram comprovar, o poder de agregar opiniões e forças em prol de um interesse comum. Com o cinema, particularmente em Portugal, ocorre o mesmo (relembro a petição, ainda activa, da mudança da programação de cinema na RTP2). Tiago Ramos, do blogue de cinema e televisão Split Screen, anunciou hoje a criação de uma petição online para que o documentário realizado por Miguel Gonçalves Mendes sobre uma fase da vida de José Saramago e Pilar del Río – “José e Pilar” –, que conquistou o apreço de grande facção dos portugueses (numa altura em que se assinala um ano da morte do Nobel da Literatura português e o lançamento do filme em DVD e banda sonora), seja seleccionado pelo ICA para representar Portugal na cerimónia de entrega dos Óscares, a ocorrer para o ano que vem.

O surgimento de uma petição deste género relembra uma ausência de fundamentação de escolha que situa Portugal na lista de países que mais se candidatou para a Academia sem ser nomeado (credibilizando-se a Academia norte-americana, descredibilizar-se-á o ICA ou os filmes feitos em Portugal?), fomentando o desapreço dos espectadores pelo seu próprio cinema (ao entenderem a Academy of Motion Pictures, Arts and Sciences como o órgão mais relevante na entrega de prémios de cinema…) Apesar de, naturalmente, não o ser, a nomeação para um Óscar não deixa de ter o seu lado simbólico, sendo que a identidade de um povo depende também do seu reconhecimento no estrangeiro. E parece que este está empenhado, graças às ferramentas sociais actuais e confiança no produto realizado, em contornar a situação, levando “José e Pilar” aos Estados Unidos da América.

A petição pode ser lida e assinada aqui. O blogue oficial, no qual poderemos acompanhar o desenvolvimento da mesma, é este. A página de Twitter, esta. E, claro, a página do Facebook também existe e poderá ser acedida aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário