segunda-feira, junho 18, 2007

:Elfen Lied

"Elfen Lied" é o nome de uma série de anime de 13 episódios que me foi aconselhada pelo Miufa, versando a história de uma possível evolução da humanidade. Nunca me interessei em começar ver a sério uma animação japonesa, mas a verdade que agora que estou quase no final desta série, devo dizer que fiquei apaixonado. Apaixonado pela beleza artística de qualidade suprema nos desenhos e pelas personagens e história envolventes que nos fazem rever a sociedade em que vivemos e até um pouco do nosso interior.
Conta-nos a história de uma evolução da humanidade, seres chamados Diclonius. São humanos aparentemente normais, mas que nasceram com chifres, e uma habilidade especial chamada de Vectors. Por isso, são socialmente excluídos e são alvo de um forte preconceito. As crianças sofridas, vão alimentando um ódio pelos humanos por estes as terem rejeitado e assim, vão matando sem piedade todos os que se lhes aproximam. A história começa quando uma Diclonius chamada Lucy foge de um centro de pesquisas situado numa ilha, fortemente protegido por uma força armada. Escapa matando todos os que a confrontaram porém, cai ao mar quando um atirador a atinge no seu capacete.
Entretanto, o jovem Kouta encontra-se com a prima Yuka na praia, com o objectivo de recordarem o seu passado. Deparam-se assim com uma jovem nua no mar que apenas sabe dizer "nyuu". É Lucy, que perdeu a memória. Kouta e Yuka apelidam-na por Nyuu e levam-na para a casa de Kouta, uma antiga pensão abandonada que ele tem de guardar.
Em contrapartida, o centro de pesquisas desespera para encontrar Lucy e envia assassinos profissionais e outras Diclonius procura-la com o objectivo de matá-la. No entanto, a série traz-nos imensas reviravoltas e histórias secundárias, que torna "Elfen Lied" numa história extremamente viciante e emocionante. A série acompanha também inúmeras influências artísticas, baseadas em passagens bíblicas e arte simbólica.
São assim tratados temas como a rejeição, o egoísmo, a vingança, a diferença, bullying, a inocência da infância e, até, o abuso sexual em menores. O lado mais cruel do Homem. Por juntar cenas como o erotismo, nudez, terror e violência, a anime não é aconselhável a menores nem a pessoas sensíveis.
Desengane-se quem pensa que as animes não pudessem ser tão emocionantes e cativantes. Que venham mais!

7 comentários:

  1. hum... não conheço essa serie isso dá onde?

    ResponderEliminar
  2. Bem...já tinha ouvido falar deste anime...mas se o achas assim tão bom...talvez o veja ;)

    ResponderEliminar
  3. os japonas e os animes


    xD

    engraçado que uma naçao como o japao se volte mais para o anime e tecnologias do que outros meios mais "convencionais". pode ser ignorancia minha, mas nunca ouvi falar de uma serie (com humanos, ok?) vinda do japao. contudo, ja vi alguns filmes que gostei (the eye e premonição)

    abraço

    ResponderEliminar
  4. bem, para mim muitos animes são expetaculares, claro que saliento Evangelion e Fullmetal Alchemist (este último trata temas muito bons também). Esta série já me tinha sido aconselhada e parece ser das boas pelo que li (ainda só vi 1 episódio) e vou começar a ver. Obrigado aqui pela critica à série, assim já sei que é mesmo boa para ver

    ResponderEliminar
  5. Ouvi dizer que esta serie e muito boa mesmo e sendo um grande fan de anime desde sempre ja comecei a ver uns episodios ^^ mesmo profunda esta serie =)

    ResponderEliminar
  6. Já assisti a série toda, realmente tem algo diferente neste anime, alguma coisa que mexe com sentimentos mesmo, eu quase chorei nos dois episódios finais. recomendo, quem começa a ver pode achar que é só violencia mas na real é uma história bem triste que nos faz pensar...

    ResponderEliminar
  7. WOW !
    Isso e' uma maximo...
    Ando viciada ^^


    CatAh


    P.s.: Dsclpa a invasao.

    ResponderEliminar