terça-feira, outubro 06, 2009

:Childhood Sounds



Owl City é um projecto musical iniciado, em 2007, por Adam Young que combina géneros musicais como new wave, synthpop e electrónica, semelhante aos The Postal Service. Podia resultar desta junção algo que fosse, talvez, vulgar, mas descobrindo-o há coisa de uma semana atrás posso dizer-vos, com segurança, consciente da subjectividade de tudo isto, que vale bem a pena. Podia sugerir que começassem por ouvir Hello Seatle (recomendo vivamente a visualização deste vídeo), já que é uma animada melodia que praticamente lançou Owl City, no MySpace. Das minhas preferidas contam-se as que compõe o novo álbum - Ocean Eyes -, sobretudo Fireflies (videoclip em baixo),  Vanilla Twilight, Meteor Shower ou The Bird and the Worm.



segunda-feira, outubro 05, 2009

:Outubro, 5



Foi há 99 anos atrás que a República Portuguesa foi proclamada e foi há 866 anos atrás que Portugal teve reconhecida a sua independência. E com tanta histórias e História, com tanto para ver, rever, descobrir e redescobrir, com tanta boa arte, continuamos assim.

domingo, outubro 04, 2009

:Seriously?



Que a versão live-action de Roberto Benigni ("A Vida é Bela") de Pinóquio tinha sido repudiada tanto pelo público como a crítica "especializada" todos nós já sabíamos. Daí a ser o terceiro pior filme da década (2000-09) então caímos nas teias do exagero. Como é facto que sou dos poucos a considerá-lo razoável, também o é que o Date Movie e todos os Shit Movie deveriam estar nas primeiras posições, assim como as teen productions da Disney Channel, como é o caso de Camp Rock, que lá não está listado. E se há filme que me põe mesmo mal disposto e que, incrivelmente, no mesmo portal, reúne 31% de críticas positivas, é este.

quinta-feira, outubro 01, 2009

:Outubro & Lars von Trier



Depois de um Setembro muy colorido, a frieza e pessimismo da filmografia do inovador Lars Von Trier chega ao CINEROAD, seeSAWseen, Split Screen e Flavio's World. Tendo o seu novo e muito polémico Antichrist data já marcada de estreia em Portugal (22 deste mês) era já altura que nos dedicássemos à obra deste cineasta, cujo essencial tema de estudo na sua obra tem sido a humanidade, toda a sua decadência e malvadez. Dedicar-me-ei, novamente, à escrita de algumas críticas (a do Dogville pode já ser consultada), assim como artigos que homenageiem a carreira do realizador dinamarquês internacionalmente (re)conhecido, algo que poderão certamente encontrar nos blogs que colaboram na iniciativa. A eles e aos leitores - um bom Outubro von triêrico :p

quarta-feira, setembro 30, 2009

:Quando a imoralidade e a arte se encontram



Era, apenas, uma questão de tempo para que o adormecido mas nunca esquecido "caso Polanski" fosse reactivado numa altura inesperada - fugido das autoridades norte-americanas desde 1978,  foi preso em Zurique (onde receberia um prémio pela carreira) o cineasta, agora com 76 anos de idade, que nos trouxe "Chinatown", "Rosemary's Baby" ou o inesquecível "The Pianist", por ter tido relações sexuais com uma rapariga de 13 anos (que, doravante, não era já virgem). E foi no despoletar da sua detenção que as opiniões explodiram e dividiram-se, quer na comunidade artística como política: por um lado, temos os que defendem o realizador (Woody Allen, Pedro Almodóvar, Martin Scorsese, David Lynch, Luc e Jean-Pierre Dardenne e a própria vítima, Samantha Geimer) e, por outro, os que defendem a punição judicial do crime de "Humbert Humbert" (Luc Besson, vários deputados e ministros do Parlamento Europeu e Francês). Parte-se do pressuposto que a lei é, de forma a garantir estabilidade e funcionalidade na Justiça, universal para todos e é um facto que o que cineasta fez era e é punível judicialmente. Por outro lado, temos o perdão de Geimer o seu desejo de, visto que foi algo ocorrido há trinta anos atrás, esquecer o passado; o alegado consentimento evocado por Polanski aquando do acto. Sendo assim, sendo este caso particular e único, diante estas circunstâncias, será legítimo continuarmos a considerar moralmente incorrecto o ocorrido?, será que é legítimo condená-lo?, não bastará o perdão de Samantha para que o crime seja absolvido ou será que, como muitos referem, "um pedófilo é um pedófilo" e tem que pagar pelo que fez? É uma problemática que, mais do que legal, é sobretudo de ordem ética - e não, os que defendem a libertação de Polanski (que deixou  pendente "The Ghost", o seu novo filme que estava a ser produzido), não defenderão, certamente, os abusos sexuais. A minha opinião não se encontra, ainda, formalmente formada, mas agora peço-vos que partilhem a vossa em relação a este caso, que anda na ordem do dia na comunicação social e não só.

:Setembro & Pedro Almodóvar: quadro-síntese



(Clicar na imagem para aumentar)