domingo, agosto 30, 2009

:Agosto & Gus Van Sant: quadro-síntese



(Clicar na imagem para aumentar)

:Gerry


Yourcenar escreveu, num dos seus contos orientais, que aquilo de que somos falhos é de realidades e Gerry, que se afigura como a mutação máxima de todo o estilo de Gus Van Sant, quer anterior como posterior, vem a confirmar a veracidade desta afirmação. Ainda que não perfeito, o argumento, fotografia, som, música assombrosos e metafóricos, em natural e sublime uníssono, fazem com que possamos conceber, em poucas palavras, a obra como uma colossal experiência estética, metafísica, filosófica e espiritual como poucas outras conseguem sê-lo, merecedora, seguramente, de mais do que uma visualização atenta. Gerry é Gerry; uma autêntica, silenciosa e por muitos incompreendida alegoria sobre a vida, a morte e todos os mistérios que se intercalam no meio.
10/10

Gus Van Sant - Revisitando a sua obra




FILMOGRAFIA
Longas-metragens
Curtas-metragens
Vídeos musicais
BIBLIOGRAFIA
Fotografia
Ficção
DISCOGRAFIA

sexta-feira, agosto 28, 2009

:Psycho Re-imaginado



"Gus Van Sant has been hearing one question put to him a lot these days. The question is, WHY? Why would anyone--least of all the idiosyncratic director of "Drugstore Cowboy" and "Good Will Hunting"--want to do a remake of "Psycho"? Not, mind you, a remake that reinterprets and reinvents the classic 1960 Hitchcock shocker but one that apparently duplicates the original virtually line by line and shot by shot, only this time in color? Van Sant, 45, may be the only person puzzled by the question. "I wasn't really aware that I had crossed some bounds. Why are they asking why? For me there are many, many reasons: the biggest reason of all is that nobody's ever done it." [Fonte]

Três questões: será que temos legitimidade de avaliar uma obra que não é original de todo e que copia, cena por cena, um clássico do cinema?  Qual acham ser a razão central de ser deste remake (desta vez, no verdadeiro sentido do termo)? Consideram válido classificar o filme como uma "obra de arte"?
Não deixem de opinar! Próxima crítica (final do especial Gus Van Sant): Gerry

:"Under the Bridge" (Red Hot Chili Peppers)



Um dos (muitos) videoclips realizados por Gus Van Sant - como o poderemos confirmar numa lista que muito brevemente publicarei - e que deixaram a famosa música dos Red Hot Chili Peppers.

:"Fame '90" (David Bowie)



Um dos (muitos) videoclips realizados por Gus Van Sant - como o poderemos confirmar numa lista que muito brevemente publicarei - e que deixaram a famosa música de David Bowie (que surgiu na banda sonora de Milk).