segunda-feira, julho 27, 2009

:Adeus


Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras
e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro!
Era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.

Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes!
E eu acreditava!
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.
Mas isso era no tempo dos segredos,
no tempo em que o teu corpo era um aquário,
no tempo em que os teus olhos
eram peixes verdes.
Hoje são apenas os teus olhos.
É pouco, mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor...
já não se passa absolutamente nada.

E, no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos nada que dar.
Dentro de ti
Não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus.
Eugénio de Andrade

quarta-feira, julho 22, 2009

:Festival Marés Vivas '09

 Nos passados dias 16, 17 e 18 deste mês realizou-se, em Gaia, o festival de música Marés Vivas, que reuniu bandas como os Scorpions, os Keane, os Kaiser Chiefs e os Guano Apes, assim como cantores como Jason Mraz, Colbie Colbat (que nos presenteram um dueto-surpresa muito agradável) e Gabriela Cilmi. Só fui, infelizmente, nos últimos dois dias, mas digo-vos, com certeza, que os Scorpions e, sobretudo, os Keane foram os que mais me impressionaram. Deixo-vos um vídeo que tirei do Youtube das últimas música que estes tocaram, a Bedshaped, que é, curiosamente, a minha preferida da banda inglesa. Vejam, vale mesmo a pena! Também deixo um agradecimento especial à Elsa e à Sandra, por razões que elas bem saberão :P

:4ª Marcha LGBT - Porto

 
  
 
 
 
 (as últimas duas imagens foram retiradas e podem ser vistas aqui)
Aproximadamente mil pessoas - homens, mulheres, hetero/homo/bissexuais e trangéneros, adultos, adolescentes e até mesmo crianças - segundo as autoridades policiais, fizeram ouvir a sua voz entre diversas faixas que reclamavam a igualdade de direitos entre a minoria que é a comunidade LGBT, a saber, o direito ao casamento civil  e à adopção entre casais do mesmo sexo, assim como o fim da discriminação a pessoas de identidades  de género diferentes. Provavelmente, e caso estejam a par do assunto, se a 4º (e até agora, a maior) marcha LGBT se realizasse agora, no Porto, os assuntos a protestar seriam certamente de outra ordem. Uns mascarados, outros não; uns com placas a dizerem tu não sabes, mas sou o teu médico / mas sou mãe de um homossexual / mas sou tua irmã / mas gosto de cães, etc, outros não. Todos gritavam, aos curiosos que se mantinham no passeio de São Cristóvão, Santa Catarina, Passos Manuel  ou da Avenida dos Aliados,  "não à ditadura da heterocultura", "casar ou não, é nossa decisão", "homem ou mulher, eu amo quem quiser", "direitos inteirinhos, não aos bocadinhos", "Portugal precário, sai do armário", "LGBT, não finja que não vê", com uma certa musicalidade e alegria nestes apelos, por saberem fazer parte de um movimento social colectivo. O manifesto deste ano, o qual pode ser visto aqui, foi lido à frente da Câmara do Porto. A marcar negativamente a marcha, esteve a quase completa ausência dos órgãos da comunicação social, assim como cartazes como "antes vir-me que reproduzir-me", como podem ver numa das fotos acima colocadas. Deixo, enfim, o vídeo que resume o que aconteceu no dia 11 deste mês, visualização que recomendo imenso (talvez vos convença a ir no próximo ano!)

terça-feira, junho 23, 2009

:Estava a ver que nunca mais...




Certamente, a mediocridade das opções especiais não me impediu de comprar o DVD que tanto ansiava, mas curioso torna-se comparar preços de filmes do género ou do mesmo autor. Veja-se, por exemplo, a diferença alucinante entre os vinte euros pagos com este com os 99 cêntimos (sim, leram bem) dados com o "Last Days", há semanas atrás. Mas enfim, mesquinhices destas nem merecem mais consideração. Estive mais atento a rever esta magnífica obra-prima que já devem estar cansados de me verem a elogiar. Quem quiser espreitar a crítica, que aqui clique. Bom São João e - já agora - bom início de férias!

P.S.: Notei que o Dustin Lance Black tem um cameo no filme - quando o Harvey sabe que alguns jornais apoiam a sua candidatura para supervisor, na parte exterior da loja vem um casal interracial de homens. O Dustin está a puxar, aparentemente, o namorado e impedi-lo de felicitar o Milk :p

domingo, junho 21, 2009

terça-feira, junho 16, 2009

:"Ladrões de Bicicletas"

Considerada a obra-prima neorealista da sétima arte, "Ladri di Biciclette", de Vittorio de Sica, é um filme italiano de 1948 que me deixou completamente aturdido e deslumbrado. Sensível à Depressão da pós-guerra, a fita leva-nos às camadas mais desfavorecidas da sociedade italiana, versando-nos a história de um pobre homem que, após ver roubada a sua bicicleta essencial para o trabalho que acabara de ganhar, a tenta procurar ao lado do filho. Parece não haver palavras suficientemente fortes e justas que descrevam a minha admiração por esta obra-prima... simplesmente vejam-na, que é dos melhores filmes que alguma vez verão. Aqui fica o trailer americano, que também recomendo a visualização.