segunda-feira, fevereiro 23, 2009

:Whoho!



Yeah! Escrevo às cinco da manhã com a cabeça fresca. Acertei na maioria das apostas e errei, felizmente, em algumas. Parabéns, Slumdog Millionaire, por todas as categorias premiadas. Gostava que Milk recebesse mais estatuetas mas, sem dúvida , as que recebeu, recebeu-as bem. (whoho Sean Penn!!!) E, oh, Kate, you deserved it!! :P
Quanto à cerimónia, ocorreu, como todos viram, uma mudança positiva no formato do espectáculo (serei o único a gostar de Hugh Jackman como apresentador / actor nos Oscar?) e no que às premiações diz respeito, Benjamin Button e Frost / Nixon foram os grandes derrotados, mas não injustamente. Injustiça evidenciou-se, pois, nas nomeações para melhores actores, realização ou filme, ao esquecerem filmes como Revolutionary Road ou Changeling. A maior surpresa vai, talvez, para o prémio de filme estrangeiro, já que se destacavam Entre les Murs e Vals Im Bashir. Para quem perdeu (ou se esqueceu) os Oscar, aqui vão os vencedores de melhor...


Filme - "Quem Quer Ser Bilionário?"
Realizador - Danny Boyle ("Quem Quer Ser Bilionário?")
Actor - Sean Penn ("Milk")
Actriz - Kate Winslet ("O Leitor")
Actor Secundário - Heath Ledger ("Cavaleiro das Trevas")
Actriz Secundária - Penélope Cruz ("Vicky Cristina Barcelona")
Argumento Original - Dustin Lance Black ("Milk")
Argumento Adaptado - Simon Beaufoy ("Quem Quer Ser Bilionário?")
Animação - "Wall-E"
Curta-Metragem de Animação - "La Maison en Petits Cubes", de Kunio Kato
Filme Estrangeiro - "Departures" (Japão)
Banda Sonora - A.R. Rahman
Melhor Canção - "Jai Ho", de A.R. Rahman
Documentário (Longa-Metragem) - "Homem no Arame", de James Marsh
Documentário (Curta-Metragem) - "Smile Pinki"
Fotografia - "Quem Quer Ser Bilionário?"
Efeitos Visuais - "O Estranho Caso de Benjamin Button"
Direcção Artística - "O Estranho Caso de Benjamin Button"
Montagem - "Quem Quer Ser Bilionário?"
Montagem Sonora - "Cavaleiro das Trevas"
Mistura de Som - "Quem Quer Ser Bilionário?"
Guarda-Roupa - "A Duquesa"
Caracterização - "O Estranho Caso de Benjamin Button"
Curta-Metragem - "Spielzeugland", de Jochen Alexander Freydank


E vocês? Como reagiram? Que acharam da 81º edição dos Oscar?

sábado, fevereiro 21, 2009

:American Beauty


It was one of those days when it's a minute away from snowing and there's this electricity in the air, you can almost hear it. And this bag was, like, dancing with me. Like a little kid begging me to play with it. For fifteen minutes. And that's the day I knew there was this entire life behind things, and... this incredibly benevolent force, that wanted me to know there was no reason to be afraid, ever. Video's a poor excuse, I know. But it helps me remember... and I need to remember... Sometimes there's so much beauty in the world I feel like I can't take it, like my heart's going to cave in. 
in American Beauty (1999) | Crítica

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

:Ainda sobre as previsões dos Oscar


É interessante ler o que os críticos do Público (aqueles que os bloggeiros, incluindo eu, tanto criticam) prevêem no que aos vencedores dos Oscar deste domingo diz respeito. "Milk" lidera as preferências, e "Quem Quer ser Bilionário?" as previsões. Agora pergunto-me: será que toda a nossa certeza das previsões baterá certo ou acham que a Academia vai surpreender tudo e todos?

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

:Something Just Clicked


Vicky Cristina Barcelona (2008)
Ainda não tinha visto, mas valeu a pena a espera. Eis o excelente portefólio hollywoodesco da Vanity Fair com o tema dos Oscar deste domingo.

:Homem, cale-se!

"Estou de acordo que é preciso muita cautela e muita prudência [em relação ao que D. José Saraiva Martins defendeu sobre o casamento entre portugueses e muçulmanos]. Estou totalmente de acordo"
"A homossexualidade não é normal, temos que dizê-lo (...) Não é normal no sentido de que a Bíblia diz que quando Deus criou o ser humano, criou o homem e a mulher. É o texto literal da Bíblia, portanto esse é o princípio sempre professado pela igreja"

terça-feira, fevereiro 17, 2009

:Sobre o Prós e Contras de ontem

Antes de mais, foi um bom e interessante debate (se com isto entendemos uma discussão pacífica e moderada sem lugar a falácias disparatadas - mas se houve ontem, houve). Não vou fazer uma reflexão gigante sobre a minha posição em relação a este tema, até porque espero que seja do vosso conhecimento, mas gostava de lançar algumas anotações:
  • Quantos argumentos fortes e legítimos contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo ouvi? É que voltam a dizer, tal como Eduardo Nogueira Pinto o fez, que o casamento tem um modelo já pré-estabelecido e que desempenha uma função social (aparentemente não válida para os casais com o mesmo sexo), e eu ando a ficar um pouco cansado destas voltas que se tentam fazer para contrariar um direito de liberdade e igualdade que a uma minoria diz respeito. Ah!, pois foi, sempre havia argumentos valiosos contra! Se os gays querem casar, que casem também os pais com os filhos e os pastores com as ovelhas ;)
  • Parabéns, Miguel Vale de Almeida. Parabéns, Isabel Moreira. Muitos parabéns (e também para muitos dos que do lado do "sim" estavam e falaram). Intervenções pertinentes, interessantes, com rigor e objectividade que se pretendia. Conheci figuras que nunca esperei conhecer, e sinto que, com o debate de ontem, já ganhei duas horas. Tenho muito trabalho de pesquisa pela frente, mas será com o maior gosto que procurarei mais informação sobre aqueles que deram voz ao "sim" positivo.
  • Manifestações tristes do público de ambos os lados acabam por espelhar, de alguma forma, o estado actual da nossa sociedade: dividida pela lógica bivalente atroz a que estamos habituados a ver nos dias de hoje, infelizmente.
Se o debate de ontem serviu de alguma coisa? Sim, para muitos poucos. Mas serviu.

P.S.: Sabiam que quem é bissexual sente-se insatisfeito casada só uma pessoa??