Fenómeno estranho, este, o bullying. Tal como tudo na aldeola minúscula e passiva que Portugal cada vez mais é por venerar o seu deus recém-adquirido e importado do estrangeiro (a comunicação social sensacionalista), bastou um rapaz atirar-se ao rio para que a violência física e psicológica entre a camada adolescente, chamada de um neologismo que pegou moda, passasse a ser o tema em voga das revistas-cor-de-rosa, dos jornais cor-de-rosas disfarçados de azul, das televisões cor-de-rosa, das estações de rádio cor-de-rosa, das conversas de autocarro, das palestras escolares e, como se tudo não bastasse, do governo, pressionado, que se aprontou a demonstrar medidas que reduzissem a situação. Não, esta publicação não vai servir para esclarecer que esta existe há séculos ou que é mais englobante que o escolar, nem servirá para enegrecer (ou dignificar) os adolescentes, cuja voz, por vontade da apática maioria, cada vez menos se ouve, nem cuidará do papel cada vez mais preponderante (diremos tirano) dos mass media que, a título de curiosidade, justificando a isto e àquilo os casos de violência nas escolas que denunciam, estão implícita e intrinsecamente relacionados com origem do actual bullying, manifestado sob as mais diversas formas, como já pude aqui explicar. Mas, enfim, este post pretende sugerir ao leitor mais curioso, ou às escolas menos iluminadas, uma série de cinco películas que merecem, hoje mais que nunca, serem visualizadas e, sobretudo, reflectidas. Elephant, de Gus Van Sant, é, claro, uma referência absoluta. Ainda que possam não tratar directamente o tema, demonstram-nos também a poderosa manipulação da comunicação social, a origem da violência ou a necessidade de o homem ser compreendido nos dias que correm. Ah, e espero que isto ainda atraia humanos, já que num dia se movem contra os alunos, estupidificando-os, e, noutro, se solidarizam por eles (ou se interessam por outros fait divers).
Mostrar mensagens com a etiqueta Murali K. Thalluri. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Murali K. Thalluri. Mostrar todas as mensagens
sábado, março 27, 2010
quinta-feira, agosto 06, 2009
:"Elephant" vs "2:37"
A propósito da crítica já publicada de "Elephant", motivada pelo especial que este blog, o Cineroad, o seeSAWseen e o Split Screen estão a fazer a Gus Van Sant, deixo-vos aqui uma bem executada e curiosa comparação entre o filme e "2:37", de Murali K. Thalluri, lançado três anos depois do vencedor da Palma de Ouro. Fica a questão: será 2:37 uma homenagem ao filme marcante deixado por Van Sant ou, realmente, uma cópia deste?
Marcado em:
Cinema,
Flávio Gonçalves,
Gus Van Sant,
Murali K. Thalluri
Subscrever:
Mensagens (Atom)