domingo, outubro 28, 2012

Os diamantes agora brilham em alta-definição

Por ocasião dos 50 anos da morte de Marilyn Monroe alguns clássicos regressam agora em Blu-Ray. Um dos títulos é 'Os Homens Preferem as Loiras', de Howard Hawks.

Título: Os Homens Preferem as Loiras (1953)
Realizador: Howard Hawks
Distribuidora: Pris Audiovisuais
Elenco: Marilyn Monroe, Jane Russel, Charles Coburn
Classificação: ★★★★

Basta-nos um segundo de filme para estarmos completamente dentro do espectáculo. Duas gigantes do cinema norte-americano, a morena, Jane Russel, a loira, Marilyn Monroe, surgem atrás da cortina e introduzem-se no primeiro número musical: "we"re just two little girls from Little Rock..." É de facto fascinante perceber como a noção de escapismo, que é característica fundamental da Hollywood clássica, permanece absolutamente eficaz quase 60 anos depois da sua estreia.

Um motivo mais do que suficiente para (re)descobrir Os Homens Preferem as Loiras, que é, não tenhamos medo de o dizer, um dos maiores musicais da história do cinema (definidores, aliás, do género que nunca reconquistou o seu estatuto após a decadência do período clássico).

Adaptação de 1953 realizada pelo multifacetado Howard Hawks da peça musical homónima de 1949 (baseada, por sua vez, no romance cómico de Anita Loos, de 1925), Gentlemen Prefer Blondes (título original) mereceu recentemente uma edição doméstica em alta-definição que é obrigatória. Este Blu-Ray traz-nos o resultado de um restauro preciso realizado a propósito dos 50 anos da morte de Marilyn Monroe (assinalados este ano) e que aviva o poder encantatório do Technicolor.

E é precisamente através do meticuloso trabalho sobre a cor e a mise-en-scène que Hawks constrói esta fábula "virada ao contrário", onde acompanhamos as duas protagonistas numa viagem de navio até Paris, local em que a personagem de Marilyn Monroe casará.

É a partir de canções que fazem já parte da nossa cultura popular (Madonna, muitos anos mais tarde, apropriou-se da encenação de Diamonds are a girl"s best friend para o teledisco de Material Girl) que gravitaremos em torno do tema do amor, que em Os Homens Preferem as Loiras é visto como algo condicional e que implica sempre exigências. No caso de Marilyn a única reivindicação é ao mesmo tempo absurda e simbólica: dinheiro e diamantes. Não é, assim, difícil perceber o efeito que teve em toda a filmografia do cineasta alemão Rainer W. Fassbinder, que apontaria este como um dos seus 10 filmes preferidos.

Mas o que brilham são, verdadeiramente, as estrelas - elas chamam-se Jane Russel e Marilyn Monroe e demonstram neste filme em particular toda a sua influência no nosso imaginário e cinema contemporâneo.

Extras: Filme de atualidades em que vemos Marilyn Monroe e Jane Russel juntas no cimento; trailer original de cinemas e outros trailers de filmes com Marilyn Monroe.
Duração: 91 minutos.
Legendagem: Português e outras línguas.
Imagem: Alta Definição HD 1.37:1
Som: DTS-HD Master Audio 5.1
Região: sem região

Sem comentários:

Enviar um comentário

Assine, sempre que possível, o seu comentário.