quinta-feira, setembro 01, 2011

Setembro é mês de cinema queer



Neste mês de Setembro, O Sétimo Continente vira queer, dedicando um especial que se debruçará sobre o cinema dito LGBT (lésbico, gay, bissexual e transgénero), comemorando e cobrindo a edição n.º 15 do Festival de Cinema Queer Lisboa, a decorrer entre os dias 16 a 24. 

Com convidados especiais do mercado do cinema (e não só), o blogue fará uma extensa promoção daquilo que se denominou com o tempo como cultura cinematográfica queer, que emergiu como bandeira pela consolidação dos direitos das pessoas com orientação sexual diferente da norma. 

O Sétimo Continente divulgará, neste destaque específico, até o último dia de Setembro e com um lado tão crítico quanto pedagógico, para além das longas-metragens e realizadores mais relevantes da história e actualidade do cinema LGBT de todo o mundo, telediscos, fotógrafos, curtas-metragens e perspectivas sobre e os espaços e obras que abordam a chamada sexualidade não-normativa. 

O destaque contará, para além da série de outras figuras já referida, com a particular colaboração de Nuno Galopim, crítico de música, jornalista, um dos autores do blogue Sound + Vision e um dos programadores do Queer Lisboa, que fará nos próximos dias uma abordagem histórica do cinema queer (dividida em 6 episódios) e, diariamente, um teledisco histórico da cultura LGBT.

Contaremos também com um debate sobre o fundamento e a pertinência da existência de festivais "queer" como o Queer Lisboa, e um sobre a política de exibição em sala dos filmes LGBT, que se baseará na sondagem situada debaixo das publicações onde os leitores poderão responder à seguinte questão: A política de exibição em sala discrimina o cinema "queer"?

Todas publicações (anteriores e pertencentes a este especial) que digam respeito a esta temática encontram-se congregadas na categoria LGBT do blogue.

Este mês assinala também a mudança de domínio no endereço do blogue, para www.osetimocontinente.com.

A todos os leitores desejo um óptimo mês de Setembro e que apreciem aquilo que o blogue tem para vos dar!
______________________
Na imagem deste post:  adaptação de "Querelle" (de R. W. Fassbinder), por Andy Warhol
Na imagem do cabeçalho: cena de "A Single Man", de Tom Ford

Sem comentários:

Enviar um comentário