quinta-feira, setembro 08, 2011

Reviver Tarkovsky

O Centro Cultural de Belém (CCB) anunciou um ciclo dedicado ao realizador soviético Andrei Tarkovsky. Intitulado “Esculpir o Tempo”, o CCB declarou que o “eixo central deste ciclo é a apresentação, na íntegra, da sua produção cinematográfica” e que “inclui ainda concertos e debates em torno da obra de Tarkovsky, e uma exposição de fotografias de sua autoria.” 

Uma das grandes novidades é a abertura (gratuita) deste ciclo no dia 7 de Novembro, que contará com uma “conferência com os comissários da exposição, Alberto Ruiz de Samaniego e José Manuel Mourinho, com a presença de Andrei Tarkovski (presidente da Fundação Tarkovski)”, filho do realizador soviético, que conferenciará às 21 horas seguido da projecção do documentário Une journée d’Andrei Arsenevich (1999), de Chris Marker. Por sua vez, a exposição "Luz Instantânea - fotografias, itinerários e saudades de Andrei Tarkovsky" será inaugurada na Galeria Mário Cesariny. 

Esta é, sem sombra para dúvidas, uma oportunidade inédita para conhecer a fundo a obra deste extraordinário realizador. O ciclo comprova apenas que Andrei Tarkovsky permanece vivo como um dos grandes nomes do cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário