quarta-feira, agosto 10, 2011

Lisboa, palco de cinema ao ar livre

Do dia 13 de Agosto a 11 de Setembro, às 22 horas, vários locais em Lisboa projectarão vários filmes portugueses e estrangeiros. Em parceria com museus, comunidades e instituições como o Instituto do Cinema e Audiovisual ou a Cinemateca Portuguesa, a Direcção Municipal da Cultura e a EGEAC (da Câmara Municipal de Lisboa) organizam aquilo que chamam “Fitas na Rua”. A entrada é livre.

“Houve um tempo em que o cinema era exibido em grandes salas, com grandes telas para plateias repletas. Nesse tempo, em Portugal, havia cinema ambulante pelas aldeias. Em qualquer contexto o cinema era festa, acontecimento social e espaço de encontro”, lemos no programa “Lisboa na Rua”. O Fitas na Rua apresenta-se assim como um “tributo a esses tempos e aos seus heróis: os realizadores, os actores, os projeccionistas, as salas de cinema.”

Pretendendo divulgar “o cinema como acto colectivo”, o Fitas na Rua trará para as ruas “cinema europeu, Hollywood, Bollywood e muito cinema português. Ficções, cinema mudo, documentários, animações e curtas-metragens”.

Entre a selecção, podemos destacar "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee; "Aquele Querido Mês de Agosto", de Miguel Gomes; "Os Respigadores e a Respigadora", de Agnès Varda; "Felizes Juntos", de Wong Kar-Wai; "Playtime - Vida Moderna", de Jacques Tati; "Mercúrio", de Sandro Aguilar", ou "Roma", de Federico Fellini.

A lista integral pode ser consultada aqui, onde a notícia foi originalmente publicada ontem.

1 comentário: