quinta-feira, agosto 18, 2011

Estreias e box office da semana (i)

Hoje estreiam quatro novos filmes nas salas de cinema portuguesas:

1. “Cowboys & Aliens” é uma adaptação de um romance gráfico homónimo de Scott Mitchell Rosenberg e é uma mistura improvável de ficção científica com western. O filme, situado no Arizona do século XIX, é realizado por Jon Favreau (que realizou os dois “Homem de Ferro”) e conta com as participações de Daniel Craig, Harrison Ford e Olivia Wilde. Trailer aqui.

2. "Green Lantern". Dos EUA chega-nos também “Lanterna Verde”, que mostra como uma irmandade de guerreiros com superpoderes e o objectivo de manter a ordem intergaláctica se confrontam com um inimigo que pretende comandar o equilíbrio do Universo. O filme é realizado por Martin Campbell (“007 – Casino Royale”), e conta com Blake Lively, Mark Strong, Peter Sarsgaard e Ryan Reynolds no elenco. Encontra-se disponível nos formatos 2D (apenas no SBC Cinemas - Fórum Algarve) e 3D. Trailer aqui.

3. "Bem-vindo ao sul". A comédia italiana “Bem-vindo ao Sul” também abre o cartaz da semana e segue a forma como um director de uma estação dos correios de um vilarejo (Claudio Bisio) é obrigado a permanecer numa cidade perto de Nápoles, após ter tentado mudar-se para Milão. O filme é realizado por Luca Minero e está disponível nos cinemas UCI Arrábida 20 (Vila Nova de Gaia) e UCI El Corte Inglés (Lisboa). Trailer aqui.

4. “Vénus Negra”. Por fim, hoje também estreia “Vénus Negra”, uma tragédia filmada por Abdellatif Kechiche (“O Segredo de um Cuscuz”) e que acompanha o caso real de Saartjes Baartman (interpretada por Yahima Torres), uma mulher hotentote que, no início do século XIX, foi utilizada como atracção em espectáculos de aberrações. O filme, que esteve nomeado para o Leão de Ouro na 67ª edição do Festival de Cinema de Veneza, encontra-se em exibição nos cinemas Medeia King e Medeia Monumental, em Lisboa. Trailer aqui.

Hoje o ICA também divulgou os dados do box office semanal.

O filme norte-americano “Os Smurfs”, disponível há já sete dias em 3D na versão original e em 3D e 2D na versão dobrada para português, foi o filme mais visto da semana em Portugal. A animação, realizada por Raja Gosnell, levou 141.243 espectadores às salas, arrecadando uma receita bruta de 844.940,38 euros.

Em segundo lugar da tabela do box office semanal encontra-se outra estreia, “O Planeta dos Macacos: A Origem”, e que foi visto por 62.315 portugueses.

Apesar de se encontrar disponível em menos locais (62 salas) que o último episódio de “Harry Potter” (71 salas), “Super 8” foi mais visto que o final das aventuras do feiticeiro, tendo um retorno financeiro de 113.636,97.

Por sua vez, “Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2”, que se encontra nas salas portuguesas de cinema há 21 dias, já acumulou uma receita bruta 2.839.712,16 euros. Ainda assim, ainda não ultrapassou o filme mais visto do ano em Portugal, “Os Piratas das Caraíbas: Por Estranhas Marés” (2.874.719,03 euros), que se encontra há 91 dias em exibição e na vigésima posição do box office.

A lista completa pode ser consultada aqui.

A rubrica Estreias e box office da semana congrega dois artigos da minha autoria originalmente publicados no site Dinheiro Vivo. Aqui (box office) e aqui (estreias).

Sem comentários:

Enviar um comentário