sexta-feira, julho 08, 2011

Double Feature [4]: Biutiful e Belleville Rendez-vous

O Double Feature é um espaço de opinião regular sobre dois DVDs lançados (ou reeditados) pelas distribuidoras portuguesas. O comentário que segue foi publicado no dia 18 de Junho de 2011, na revista Notícias Sábado integrante do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias.



Biutiful, de Alejandro González Iñárritu
Castello Lopes Multimédia
★★


Depois de ter realizado uma trilogia escrita pelo colega Guillermo Arriaga (da qual fazem parte os filmes Amor Cão, 21 Gramas e Babel), o mexicano Alejandro González Iñárritu assina o argumento e a realização de Biutiful, um olhar sobre os problemas marginais de Barcelona, como a ilegalidade da imigração, da corrupção e da exploração do trabalho. A personagem desarmante de Javier Bardem, vencedor do prémio para melhor actor no Festival de Cannes, completa este quadro decadente e por vezes exagerado, representando um pai que luta por sobreviver com o seu débil estado de saúde, família disfuncional e sentimento de culpa, e representando a espiritualidade ausente na sociedade moderna.

Belleville Rendez-vous, de Sylvain Chomet
Atalanta Filmes
★★

Uma das melhores animações da última década, esta longa-metragem do francês Sylvain Chomet (criador do recente O Mágico), reeditada recentemente em DVD e nomeada para dois Óscares da Academia (melhor animação e canção original), apresenta-nos Madame Souza, emigrante portuguesa, Bruno, o seu cão obeso, e Champlion, o seu neto melancólico que é raptado pela máfia quando este decide participar na Volta de França. Dirigido a todo o tipo de público e dotado de uma singularidade que em nada se assemelha às criações da Disney, Chomet mistura na aventura o detalhe com um humor simples e improvável, acabando ainda por contar a história, mais que por diálogos, através da música e dos gestos.

Sem comentários:

Enviar um comentário