segunda-feira, junho 28, 2010

Lost in Translation

Há algo de profundamente humano e terno na estreia de Sofia Coppola no Cinema, algo de enormemente indescritível. Nela, reside uma força tão contemporânea como universal que molda a obra como uma autêntica carta de amor à mundividência social deste mundo, onde nunca houve tanto toque e proximidade entre cada um de nós e onde, também, nunca houve tanta distância e solidão. Sublime obra-prima.

13 comentários:

  1. Tenho que o rever. Lembro-me que o achei um bom filme, mas nenhuma obra-prima (nem nada que se pareça).
    4*

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  2. Adoro tudo neste filme. E é mesmo um dos meus preferidos de sempre :)

    E "Somewhere" também já está a caminho.
    Só uma correcção, este não foi a estreia de Sofia Coppola no cinema, já que antes tinha feito "Virgens Suicidas", também ele muito bom

    ResponderEliminar
  3. Um bom filme que reflecte imenso as palavras que dizes mas apelidar de obra-prima, ainda tenho as minhas dúvidas.


    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderEliminar
  4. Pois, também estou muito longe de o considerar obra-prima. E também preciso de o rever

    ResponderEliminar
  5. "Adorável" é um bocado lamechas, mas parece-me um bom qualitativo x)

    ResponderEliminar
  6. Somos unânimes, por estas bandas, em considerar o filme "um filme a ver", mas longe da obra-prima com que nos acenas. Penso que o João terá razão. Não sendo a estreia da senhora d. Sofia, "Virgens Suicidas" é um filme de culto (segundo ouvi) que muito ultrapassa este. Tem momentos lamechas, como diz o Diogo, mas isso não lhe retira beleza ou profundidade. Nós somos lamechas. Não há espécie mais lamecha que a nossa. O filme vale o que vale. E penso que vale mais para quem o entende por dentro. Para quem nele se revê e encontra um pouco, ou um muito, da sua própria existência. Esteticamente, não o acho interessante. Criativamente, acho-o limitado.

    (e esta, hein, amigo... tb sou crítico de cinema! :P )

    ResponderEliminar
  7. Considero-o um excelente filme, e quanto a obra-prima também tenho as minhas francas dúvidas - mas entendo perfeitamente a atribuição. Discordo ali do Alexandre, a fotografia é deslumbrante.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Sim, não é a estreia de Coppola no cinema, peço desculpa pelo engano...

    Em relação ao resto discordo com a maioria de vocês. Também eu, quando visualizei este filme pela primeira vez, não senti grande coisa dele. E é preciso sentir, mais que ver, Lost in Translation. Talvez, seja mesmo como o Alexandre diz: "E penso que vale mais para quem o entende por dentro. Para quem nele se revê e encontra um pouco, ou um muito, da sua própria existência."
    De qualquer das formas, aconselho-vos a reverem Lost numa altura propícia e deixarem-se levar por ele...

    Abraços a todos e obrigado pelos comentários

    ResponderEliminar
  9. Vi-o e gostei.
    Revi-o pela insistência do Ru em apelida-lo de obra prima.
    Sim, é um filme com que precisas de te "conectar" para realmente senti-lo. Acredito que o fiz. continuo a achar que é um bom filme, mas não uma obra prima.

    ResponderEliminar
  10. Considero tanto "Lost in Translation" como "Virgens suicidas" filmes muito bons. O primeiro, julgo que causa mais impacto, pela história em si.No segundo, Sofia demonstra uma enorme sensibilidade.Fiquei com vontade de o rever.:)

    ResponderEliminar
  11. Subscrevo as observações do Flávio e podia acrescentar-lhe um comentário pessoal, mas prefiro perguntar aos que me antecederam: por que não uma obra-prima?

    Cumprimentos ;)

    ResponderEliminar
  12. Eu acho-o uma obra-prima, como disse é um dos meus filmes preferidos de sempre. Apaixonei-me desde o primeiro minuto em que vi pela primeira vez Lost in Translation. O que importa mesmo é o que cada filme nos faz sentir, e a força com que perdura na nossa memória. Lost in Translation é daqueles filmes que hei-de levar sempre comigo.

    ResponderEliminar
  13. E afinal, sabemos quais sao as palavras finais segredadas?

    ResponderEliminar