sábado, maio 01, 2010

Os melhores de Tarkovsky


Enquanto que, por estas bandas, o mês de Abril se vai estender um pouco mais para nos possibilitar a visualização dos filmes que restam de Andrei Tarkovsky, deixo, aos leitores, as respostas dos que responderam à nossa pergunta. Agora, a todos os que seleccionaram o favorito (e aos que não o fizeram por qualquer outro motivo): qual escolheram e porquê?

13 comentários:

  1. Já sabes que para mim são todos obras-primas :) e também já deves saber que escolhi o Stalker somente por uma razão (mais sentimental do que racional), porque foi o primeiro filme dele que vi.

    Quais é que te faltam ver?

    ResponderEliminar
  2. Álvaro, já sabia, sim :) Compreendo bem do que falas. Sendo todos tão diferentes (e tão, tão bons) é difícil escolher de forma mais objectiva. Falta-me o Andrei Rublev e o Solaris. O Sacrifício vi-o anteontem, escreverei em breve sobre ele :p

    ResponderEliminar
  3. (e também gostava de ver o Tempo de Viagem)

    ResponderEliminar
  4. O Tempo de Viagem arranja-se bem na net.

    ResponderEliminar
  5. Je sais, parece até que no Youtube está disponível :P

    ResponderEliminar
  6. Olha, disso não sabia :)

    Vê que é interessante.
    Já agora, há um documentário (também se arranja facilmente) sobre ele e sobre Parajanov também muito interessante dum tipo chamado Levon Grigoryan do qual fiz um post aqui:
    http://alvaromartins.blogspot.com/2009/12/andrei-tarkovsky-sergei-parajanov.html

    ResponderEliminar
  7. Verei pois ;) Não conhecia esse, mas fiquei muito curioso agora. Vou sacá-lo então. Não conhecia sequer esse Parajanov!...

    ResponderEliminar
  8. Bem, em primeiro lugar da lista já vi quatro (Solaris, Stalker, Andrei Rublev e O Espelho). Favorito: Andrei Rublev.

    Um pouco também por ter sido o meu primeiro, mas acima de tudo pela dimensão épica, visão majestosa e tributo à arte em si. Não é apenas o meu favorito de Tarkovsky, mas um dos meus favoritos de todos os tempos!

    ResponderEliminar
  9. Difícil escolher, mas como já escrevi no meu blogue, eis o meu top Tarkovski:

    1 - "Stalker"
    2 - "O Espelho"
    3 - "Andrei Rubliov"
    4 - "A Infância de Ivan"
    5 - "O Sacrifício"
    6 - "Nostalgia"
    7 - "Solaris"

    ResponderEliminar
  10. Pedro, tenho de ver o Andrei Rublev nesse caso! Estou muito ansioso, claro :)

    Victor, é difícil pois. Gostei do top.

    Abraços

    ResponderEliminar
  11. Escolhi o "Stalker", porque foi um dos dois do tarkovski que vi em sala (o outro foi o espelho), onde senti cada movimento, cada plano e cada som, de maneira inspiradora. A Zona é das coisas, em Cinema, na Arte, mais passível de interpretações, visões e o "Stalker" um dos melhores e mais importantes filmes de sempre. Junto-lhe (hoje, amanhã podia já não ser assim) o "Playtime", do Tati, o "Rio Bravo" do Hawks, o "Céline et Julie vont en Bâteau" do Rivette, o "F for Fake", do Welles, o "Monsieur Verdoux" do Chaplin, o "Hiroshima mon Amour" do Resnais e o "Au Hazard Balthazar" do Bresson...

    ResponderEliminar
  12. O meu preferido dele é o Solaris, mas também ainda não vi o Sacrifício nem o Andrei Rubliov. O Solaris é dos meus filmes preferidos, gosto mais do que o 2001 até.

    ResponderEliminar
  13. quero mt começar a vê-lo. começo pelo stalker só porque sim?

    ResponderEliminar