domingo, fevereiro 28, 2010

Brincadeiras Perigosas (II)

Que realizador recria o seu próprio o filme, cena por cena, exactamente como o original (crítica em breve)? Qual a razão minimamente lógica para o fazer? Se, em termos comparativos, podemos considerar que a obra auto-plagiada de Michael Haneke, “Funny Games U.S.” (direccionado, sem medos e fachadas, para um país que valoriza cada vez mais os remakes cinematográficos), tem interpretações obviamente desiguais do protótipo, podemos considerar que Naomi Watts e Michael Pitt estão, apenas e só, de tirar o fôlego ao espectador. Será este trabalho um grito às reproduções norte-americanas ou apenas um meio crítico de demonstrar como uma obra se torna apenas acessível ao actual mundo globalizado se for falada em inglês? Ou, ainda, uma forma para criticar a cultura americana por promover os temas que o filme bem estuda (a violência, o sadismo da comunicação social e do próprio cinema)? A ousadia do austríaco levanta, também, uma pergunta filosoficamente pertinente — estará este projecto susceptível de ser considerado uma obra de arte, não sendo inédito? Ficam as questões e a promessa de que temos perante nós um grande filme.
8/10

7 comentários:

  1. Um meio crítico de demonstrar como uma obra se torna apenas acessível ao actual mundo globalizado se for falada em inglês.

    Uma forma para criticar a cultura americana por promover os temas que o filme bem estuda (a violência, o sadismo da comunicação social e do próprio cinema).

    Uma obra de arte, certamente.

    Não conhecesse eu Michael Haneke e, mesmo sem ter visto ainda este U.S., não me habilitaria a tais respostas. Contudo, e para não correr um risco demasiado, verei este título ainda esta semana, e depois darei notícias.

    ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  2. Roberto, as tuas evidências não são partilhadas por todos, como nos parece claro. Mas estou de acordo contigo. Vê, nem que seja como curiosidade (como eu o fiz em relação ao original). :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Claro que assistirei à versão! Não há um único factor que me leve a pensar em não assistir ou a temer alguma coisa, muito pelo contrário.
    Há quem tenha muitos preconceitos, às vezes mesmo alguma ignorância, mas o facto do remake ser do próprio Haneke faz do filme um acontecimento muito especial e curioso. Verei, com certezas e sem hesitações.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  4. Ainda só vi a original... é importante deixar passar algum tempo para assistir ao remake. Mas inegavelmente, é uma obra poderosíssima!

    ResponderEliminar
  5. É preciso ter um grande orgulho no Cinema que faz pois não mudou nenhum frame da obra o que significa que o remake é como o original e o original é como o Haneke fez, sem mais nem menos.
    Por outro lado, mesmo não sendo inédito é, certamente, uma obra de arte mas não se pode dizer que é uma obra sem precedentes pois é uma cópia mas é uma cópia muito bem que feita que introduz Michael Pitt que tem uma das melhores interpretações da década!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Já vi. E penso que a minha crítica fala por si, ainda que implicitamente, daquilo que eu acho do facto de Haneke ter feito o remake do seu próprio filme ;)

    5/5

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar