sexta-feira, junho 12, 2009

:Notorious post

Este post, escrito um pouco à pressa e que resume como têm andado estes dias de inactividade virtual, é dedicado às ilustres presenças que não têm visto, ultimamente, os meus comentários nos seus blogs. Peço, antes de mais, desculpa ;)
  1. Se não foram, não vão. “Mocho Sentado” - Matosinhos - deve ser, muito provavelmente, dos restaurantes mais campónios e labregas de que há memória no nosso país. Oh, well, pelo menos dá para nos divertirmos a estudar a gente cujo bom senso certamente não existirá na sua consciência quando as músicas brasileiras dão início.  Fui lá festejar, com os amigos, o meu aniversário e posso dizer que, melhor de tudo, só a comida :P
  2. Bonita representação democrática nas Europeias, sim senhor. Mais uma vez, a absolutíssima maioria é detida pela abstenção! Lembra-vos o romance ensaístico escrito por Saramago, este cenário? Pois bem, em vez de “Ensaio sobre a Lucidez” seria mais, talvez, “sobre a preguiça de se levantar do sofá num domingo e ir votar”.
  3. Vou voltar às leituras neste Verão. Lolita, Ana Karenina, Elizabeth Bennet, Raskólnikov e outros que me esperem.
  4. Por favor, vejam “As Canções de Amor”, título traduzido do francês “Les Chansons D’Amour”. É, provavelmente, o melhor musical que até agora tive o prazer de ver (certo é, também, que vi poucos, e a maioria eram de fraca qualidade). Nada de canções beras. Da simplicidade da história emerge uma narrativa cativante, fresca e, sem ser kitsch ou se perder nos habituais clichés, muito romântica.
  5. Ou a fiabilidade do top dos duzentos e cinquenta melhores filmes de sempre do IMDB foi já directo para o esgoto, ou os filmes da Pixar são tão bons que, impressionantemente, têm já lugar garantido na lista mesmo antes de serem exibidos ao grande público. Vamos ver se “Up” é assim tão “altamente!”
  6. Estou em crer que o meu mais-do-que-elogiado Hitchcock não sabe muito bem acabar a grande maioria dos filmes que faz. Não quero ser rígido, mas encontro-os um pouco apressados e abruptos como se a intenção fosse mesmo criar um final tão fechado quanto truncado (e com isto recordo-me dos momentos finais do estupendo “Notorious” ou de “North by Northwest”, por exemplo). Mas, enfim, delicio-me sempre com uma obra deste grande mestre - e a última que vi, “Dial M for Murder”, veio a confirmar a sua proficiência.
  7. Ando a (re)descobrir, nestes últimos meses, o cinema europeu, tão apartado do enxovalhado / amado americano, e pergunto-vos: acham a separação legítima? Se sim, que principais diferenças existem entre os dois tipos? Fica a questão.
  8. A ficha biográfica da ESTC, dei há pouco uma espreitadela, é assustadora. Provavelmente preenchê-la-ei para o ano e, até lá, aproveito para me cultivar e informar-me sobre outros locais onde estudar cinema.
  9. Odeio os exames nacionais. Ou pelo menos o de Geografia. Quem fizer o favor de estudar, por mim, os anticiclones e as depressões - já que, de caminho, quem aqui deprime sou eu -, as disponibilidades hídricas, os recursos marítimos, e um largo etc., agradeceria bastante.
Até o fim dos exames!

6 comentários:

  1. 1- Ahaha não acho assim tão mau. E a comida também é importante.
    4- Também comprei esse filme mas ainda não o vi.
    5- O IMDB é uma base de dados sobre cinema e não um barómetro de qualidade. Mas estou desejoso para ver UP.
    7- Acho. O cinema europeu não é tão rentável como o americano o que permite fazer coisas diferentes. O americano raramente se arrisca muito, porque precisa de manter padrões e gerar dinheiro. Na Europa, o cinema continua a seguir a linha humanista que sempre foi defendida na arte. E podemos ter coisas diferentes porque não se faz filmes para agradar a milhões. Se pesquisares vais ver que várias linhas cinematográficas nasceram na Europa. Espero que não percas esse interesse pelo cinema europeu =)
    8- Eu não tenho coragem de estudar cinema. Já andei a ver o site da Lusófona e do ESAP e embora sejam cursos extremamente tentadores não me dão muitas esperanças para o futuro... Por isso lá vou eu para a faculdade de Letras.
    9- Essa deve ser a parte mais difícil de Geo. Felizmente já me livrei disso á 2 anos xD

    ResponderEliminar
  2. 1. Já lá comi infelizmente. Primeira e única vez.

    2. Subscrevo todas as tuas palavras. E existem alguns deputados que consideram a derrota do PS como "uma preparação para as próximas eleições".

    3. Muito bem. Boas escolhas. Também espero ler no Verão.

    4. Comprei com o Público mas ainda não deu para ver.

    5. Os filmes da Pixar são mesmo bons. Top 250 do IMDb for ever :p

    6. Não posso partilhar da tua opinião. Que dizer dos finais de Psycho ou Vertigo? Fabulosos. Dial M for Murder é, em tudo, genial.

    7. Acho que existe uma subvalorização de algum cinema americano e alguma sobrevalorização do cinema europeu. Há lixo nos dois lados. Simplesmente há mais nos EUA porque se fazem mais filmes. Há excelentes produtos em ambos os continentes.

    8. Pensa no estrangeiro :p

    9. Geografia é muito fácil. eh eh Foi das cadeiras às quais tive melhores notas. Os meus exames dão cabo de mim. cinco em duas semanas é demais...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. 8 - Flávio, tens mesmo a certeza disso?

    Eu só desejo sair daquele lugar o mais depressa possível.

    Não foi difícil arranjar amigos, mas todo o ambiente que por lá paira é uma coisa aterradora.

    Os professores são uns completos idiotas.

    O método de ensino é injusto e inútil.

    A escola é vazia, fria, deserta.

    A maioria das pessoas são pseudo-intelectuais.

    Tudo isto e muito mais tu já o sabes. Eu estou a muito pouco de desistir. É mesmo a pior faculdade de sempre. Todas as pessoas de quem eu gostava genuinamente e que considerava que iriam chegar longe na vida acabaram por se ir embora.

    Eu tenho que fazer o mesmo.

    Este último semestrei andei 100% desmotivado. As minhas notas foram uma desgraça. Com um pouco de sorte chumbo e fica o problema resolvido. Pelo menos, a parte da decisão.

    Mas apoio que aquilo que decidires*

    Guess

    ResponderEliminar
  4. Paulo,

    não deves deixar-te desanimar pelo panorama actual do cinema nacional. Bem que podes tentar e dar tudo o que tens :P

    Abraço

    Fifeco,

    Geografia é terrível. Mas, sim, os da faculdade devem ser piores. E quanto à diferença entre cinema americano/europeu, concordo contigo.

    Abraço

    Miguel,

    eu sei. Disse aquilo porque há imensos que votam sem verem primeiro o filme.

    Abraço

    Guess,

    só posso ficar assustado com a opinião. Assustado e desiludo. Tenho de repensar opções, e tudo mais. Depois falamos melhor.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. [url=http://sapresodas.net/][img]http://vioperdosas.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
    [b]how to remove oval image adobe photoshop cs3, [url=http://sapresodas.net/]software after purchase[/url]
    [url=http://sapresodas.net/]who sell software[/url] adobe creative suite 3 system requirements teachers educational software
    buy pocket pc software [url=http://vioperdosas.net/]discounted software for[/url] microsoft surface software
    [url=http://sapresodas.net/]adobe photoshop cs3 brushes[/url] academic writing software
    [url=http://vioperdosas.net/]storefront software[/url] buy bulk email software
    cheap windows xp pro [url=http://vioperdosas.net/]educational software award[/url][/b]

    ResponderEliminar