segunda-feira, abril 20, 2009

:The Disney King


A propósito de um especial recente promovido pelo Portal Cinema sobre os clássicos de animação da Disney, não deixo de recordar o épico que me faz acreditar na poderosa força da sétima arte. É um filme extremamente bem executado e pensado do cinema animado. A sua dimensão e força tocam de tudo um pouco, coadunando a moral que a produtora já nos habituou com uma inovadora força política e heróica como vista só nos grandes clássico. É, sim, um filme com uma enorme poesia, retratando a passagem irredutível da inocência e o brutal contacto com a morte com exímia sensibilidade, procurando, nos coros místicos africanos e na cor da arte de um continente de abundância animal, atingir a transcendência do mistério do ciclo do tempo, da vida de todos os seres. É uma autêntica epopeia que navega pelos maximizados ideais de honra e justiça, que, a esta ligação espiritual com a Natureza, se liga, também, à moral de Shakespeare com o seu Hamlet, personificado por Simba. Há que saber ver nas entrelinhas, neste específico caso nas entreimagens, e saber perceber por que O Rei Leão é tão reconhecido. Há que ter a sensibilidade de alguém que se disponha a redescobrir o mundo, a morte, a aceitação da mesma e a vivência da vida em sociedade. Sim... belíssimo e intemporal. Em cima poderão ver a primeira (grandiosa) cena do filme, que vale sempre a pena rever. E, já agora, qual o vosso filme Disney preferido e porquê?

8 comentários:

  1. Lion King sem dúvida nenhuma. Foi o primeiro que vi no cinema e até hoje recordo essa experiência. Mas gosto de tudo que é Disney... Branca de Neve, Tarzan, Bambi, até Dumbo. Por acaso nunca gostei muito do Pinochio apesar de ser o mais celebrado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Contam os filmes parceria com a Disney? Confesso-me mais admiradora da nova animação digital, do que da animação mais tradicional.
    Adoro o parceria Disney/Pixar, quase todos os filmes por eles produzidos têm um encanto muito especial. O meu favorito é o Wall-E, mas delicio-me também com o Ratatouille, The Incredibles, Finding Nemo ou Monsters, Inc.
    Na animação tradicional elejo The Little Murmaid, vi-o vezes sem conta... The Lion King, também lindíssimo.

    ResponderEliminar
  3. Fifeco,

    Todos esses - incluindo o Pinóquio - são óptimos filmes. E, sim, "O Rei" é mesmo o rei de todos eles.

    Abraço

    The Star,

    Claro que contam :P Wall-E é espectacular, mas dessa lista retiraria, provavelmente, "The Incredibles", que não gosto muito. "A Pequena Sereia" é um filme espectacular.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sou um fã de animação (muito muito)!

    É me impossível escolher um.
    Mas, respondendo ao Fifeco, acho que o Pinóquio não é o mais conhecido. O Rei Leão é muito mais conhecido.

    (da Pixar também sou super fã)

    ResponderEliminar
  5. Eu sou fã incondicional de animação, e fico triste por vezes, ao assistir à sua subvalorização na blogsfera cinéfila!
    Quanto ao 'Rei Leão' propriamente dito, devo reconhecer a sua imponência, mas não o colocaria como um dos favoritos. Talvez por não o ter em VHS quando míudo (só a sequela, e essa, diga-se, é fraca), ou por simplesmente não me ter tocado como alguns o fizeram. Nomeadamente (lista indeterminável cuja não consigo reduzir): Toy Story, Bug's Life, Corps Bride, Sleeping Beauty, Cinderella, 101 Dalmatians, Tarzan, Cars, The Nightmare Before Christmas, The Rescuers, Little Mermaid, Prince of Egypt, Chicken Run, Pocahontas, The Hunchback of Notre Dame, Monster's Inc, Wall.E, Ratatouille, Mulan, Alice in Wonderland, The Black Cauldron, Spirit, The Jungle Book e Lilo&Stitch.

    P.s- Passa pelo seeSAWseen, está a decorrer uma promoção ao cinema de animação :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Paulo,

    a Pixar tem óptimos filmes, sem dúvida alguma. E quanto ao grau de popularidade entre o Pinóquio e o Rei Leão, diria o segundo, apesar do primeiro ser uma história infantil bastante difundida por todo o mundo.

    Jackson,

    Concordo contigo quando dizes que há uma subvalorização em relação ao cinema animado no cinema. A sétima arte começou quase com os desenhos, e eu sou um daqueles que defende que se pode aprender imenso com a animação.
    Quanto aos filmes que listaste, posso orgulhar-me de os ter visto a todos :P De todos os que fizeste referência, escolheria, como o melhor de todos, o "The Little Mermaid", ou o "WALL-E", que são espectaculares. Filmes como "Pocahontas", "Toy Story", "Ratatouille", "The Hunchback of Notre Dame" ou "Monster's Inc" são detentores de uma grande beleza, igualmente. Em relação aos filmes mais fracos, posso dizer-te que não gostei de "Bugs Life", "Mulan" e "The Jungle Book". Quanto aos outros, acho que são apenas bons filmes. Já viste alguma película do Miyazaki? São absolutamente espantosos. Já que me tinhas falado do Jumbo, tens "O Castelo Andante" a 1,5€ :P

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. O Pinóquio como conto, é mais conhecido que o Rei Leão. Mas eu falava em popularidade e preferência. Aliás, os filmes da Disney que o público mais recorda são os da década de 90 (que confesso que são os que menos me fascinam pela "animação").

    ResponderEliminar
  8. Flávio,
    Como é que é possível, o 'Mulan' é soberbo! Os restantes também, mas até se compreendem...
    Do Miyazaki só vi o 'Viagem de Chihiro' e digo-te que odiei. Vi-o no cinema, há já muitos anos, e com a turma da escola, ou seja é como se nao contasse :p tenho de o ver com atenção... Aconteceu o mesmo com o Corps Bride, era pequeno e vi-o numa festa de anos e só me lembro que não prestei o mínimo de atenção ao filme, e quando prestei não gostei do que estava a ver. E agora é um dos meus filmes de animação preferidos ;) O 'O Castelo Andante' também tenho, nessa mesma promoção, não perco nenhum dessa campanha que é praticamente 'dar' filmes xD

    Abraço

    ResponderEliminar