terça-feira, março 03, 2009

:Where to go...

 Como boas almas já devem (ou não) saber, o meu terrível e ousado desejo de continuar os estudos para seguir um curso de cinema mantem-se, e o tempo para lá ir aproxima-se mais ou menos rapidamente. No que me compete, a decisão do instituto que vou cabe-me inteiramente a mim, e em Portugal, apesar de precária a existência de reconhecidas escolas superiores, há algumas que me despertam o interesse. Uma delas fica em Amadora, Lisboa: a ESTC, ou Escola Superior de Teatro e Cinema, que me parece muito boa. Ora, lá fui eu à pesca na Internet e encontrei um blog (por sinal muito interessante) em que o autor comentava a sua estadia. Apesar do início me entusiasmar, o retrato pintado fica negro (não que os factores evidenciados no texto sejam determinantes na minha decisão futura). Achei por bem partilhá-lo convosco, e aqui vai:

(...) Durante a semana que passei na Escola na época de selecção, consegui começar a desenhar as linhas que saíam daquelas pessoas que por lá andavam e procuravam conseguir entrar para o curso. Poucos diziam bom dia e poucos sabiam manter uma conversa sem falar sobre o Gus Van Sant, que realizava excelentemente, ou sobre a estranheza do Inland Empire ou mesmo sobre o mau jeito de Kate Hudson para representar. Havia toda uma procura em ser-se mais sabedor sobre determinado filme ou em arranjar argumentos rápidos e inteligentes que conseguissem defender uma obra pessoalmente adorada. Essa mesma semana foi suficiente para haver segredos, conflitos, competições, más línguas, juízos de valor. Na sexta-feira, não tinha a certeza se conseguia dizer que tinha gostado. A vida lá na Escola?
A vida lá na Escola é cinzenta. Cinzenta como os corredores frios e vazios que atravessam todo aquele edifício. Cinzenta como o silêncio de quem por eles passa solitariamente. Cinzenta como os olhares distantes daqueles que não brincam durante os intervalos. Cinzenta como o fumo do tabaco de todos os que fumam constantemente nas pausas. Cinzenta como o pássaro morto há 3 semanas, que, lentamente, se decompõe nos vidros do tecto de um dos poucos corredores expostos à luz exterior. A vida lá na Escola não é a vida que eu esperava. Somos poucos para uma turma de faculdade - 34 - e, em vez de haver um ambiente familiar propício a conversas em volta de uma fogueira, existe um ambiente amargoso em que todos gritam salve-se quem puder! de forma discreta. Todos querem ser melhores que todos. Todos querem aperfeiçoar os seus trabalhos, fazendo o dobro ou, por vezes, o triplo daquilo que é pedido (imaginem as implicações a que este último remete). Todos querem brincar aos adultos.
Os alunos de Cinema pouco ou nada falam com os alunos de Teatro. Os alunos de Cinema pouco ou nada falam com os alunos de Cinema de anos diferentes. Os alunos de Cinema não têm tempo para actividades que os façam descansar (mas eles querem descansar?). Os alunos de Cinema não se divertem quando têm tempo. Os alunos de cinema acham estranho quem brinca quando tem tempo. Os alunos de cinema acham interessante e novo quem brinca quando tem tempo. Os alunos de cinema são fechados e nada extrovertidos.
Talvez seja a falta de espírito académico que faça aquela Escola ser tão cinzenta, apesar das suas paredes exteriores estarem brilhantemente pintadas de amarelo. Aquelas pessoas parecem ter pavor a tudo aquilo que se relacione com o espírito académico. Eu? Eu tenho dificuldades em viver ali. Entro às 9.30 e saio, na maioria dos dias, às 20h e nã0 tenho tempo para ter uma vida fora daquele lugar. A Escola exige demasiado da minha pessoa. Sinto-me integrado, obviamente, mas não sei se quero fazer parte daquele lugar e fazer daquilo a minha casa durante os próximos 3 anos. Se o fizer, preciso de me agarrar a alguma coisa dentro daquele mundo, que, ao mesmo tempo, me evada do mesmo.

26 comentários:

  1. Hey!

    Fico feliz por teres tido em conta aquele post.

    A verdade é que as coisas mudaram um pouco desde que escrevi aquele post (apesar de a merda ser a mesma).

    Se quiseres, podemos falar melhor sobre isso.*

    Guess

    ResponderEliminar
  2. Olá, Guess ;)

    Teria muito interesse em falar contigo sobre a escola e o curso. Se quiseres e se tiveres tempo, aqui vai o meu e-mail do messenger: foreverwood@live.com.pt

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá, Flávio, tudo bem? Já não falamos há imenso tempo. Não te tenho visto no MSN, onde andas?
    Tudo a correr bem na escola?

    Tenho uma correcçaozinha a fazer, a Amadora não fica em Lisboa. A Amadora é um concelho por sinal dos mais populosos do país e fica às portas de Lisboa! ;)

    Estás a ponderar a hipótese de vir para a ESTC? Muito bem!

    Fica bem!

    ResponderEliminar
  4. Boas! Passei por aqui e deparei-me com este post, e nao me fiquei por indiferente ;)

    Há anos atrás passei pelo mesmo. Sempre quis estudar cinema toda a minha vida e quando alguém me falou na ESTC fiquei entusiasmadíssima e quis lá entrar. Tentei, mas nao consegui. Quando me perguntei porque, vi uma lista de mais de trezentos candidatos a meramente vinte vagas.
    Acabei por entrar para outro curso onde tive de fazer teatro.. na ESTC. A verdade é que tenho vindo a conhecer pessoas que por lá passaram pelo curso de cinema e outras que quiseram mas não conseguiram. Principalmente pessoas que quiseram mas nao conseguiram. Segundo as críticas que oiço, há por ali muitos "cinzentos", de facto. Na altura fiquei muito triste por nao ter entrado, mas agora fico contente por nao o ter conseguido.

    Escolas de cinema em portugal há poucas. Por isso, em alternativa à ESTC, a que mais me parece indicada é a Escola de Artes no Porto, da Universidade Católica, embora já me tenham dito que tem muita teórica e pouquíssima prática. Em alternativa ainda, o que aconselho mesmo são os cursos profissionais. S
    ao um pouco desvalorizados, às vezes, mas são mesmo muito bons, mesmo na realizaçao - falo por experiencia propria ;)

    Só uma palavra amiga! Qualquer coisa, é só disparar!

    Um abraço :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, Star! :P
    Sim, tudo bem. E tu, como estás? A escola vai bem, e está no sítio ;) Não tenho aparecido porque provavelmente não tens o meu mail de messenger novo. Mas podes encontrá-lo supra.
    Quanto à localização, já corrigi, obrigado!
    Beijinhos e até breve ;)

    Arannea,
    Muito obrigado pela opinião e visita. O que mais preciso agora é de uma elucidação sobre as minhas possibilidades. Sou do Porto, sim, mas não me estava muito a apetecer ficar aqui, até porque quero mudar de ares. Mas também quero o melhor, e não importa se é universidade, instituto politécnico, ou seja o que for. Tem é de ser bom ;)
    Para entrares na ESTC precisas de fazer umas provas, certo? Foi o que determinou a tua exclusão na entrada do curso? Se é que me permites a pergunta, claro. E consideras que é legítima a opinião que defende que a ESTC é a melhor para o estudo de cinema?
    Acho que ainda vamos falar mais, mas para já volto a agradecer,
    Bjs e volta sempre

    ResponderEliminar
  6. Olá Flávio,

    Ora, pensei que fosses de Lisboa hehe então sendo assim compreendo-te perfeitamente!
    Sim, é preciso fazer uma quantidade de provas para se entrar na Amadora. Sei que começa antes de mais com uma entrevista, mas depois não tenho a certeza do que se segue, sendo que eles mudam aos poucos as provas. Sei que envolve um trabalho prático, se não me engano, pelo menos há uns tempos parece que era assim. eu não cheguei tão longe, fui logo excluída na entrevista xP
    Quanto à melhor escola de cinema, não consigo dizer ao certo. A ESTC é uma boa escola, disso tenho a certeza. Fiz lá um semestre em Teatro e achei o ensino deste departamente muito bom. No entanto, para cinema, as pessoas que conheci que já passaram pelo curso são de uma geração já mais velha, e eles também dizem que a escola é muito boa. O que me chega ao ouvido é que as coisas estão um pouco mudadas, mas não consigo dizer com certeza.
    No entanto, se queres mesmo entrar na ESTC, então apoio-te :P Pelo que vi daqui do teu blogue, até me parece que consegues passar na entrevista. Tens mais conhecimentos de cinema que eu tinbha na altura em que me candidatei! Depois, se fores para a frente, desejo-te então boa sorte!
    Quanto a outras universidades/etc onde se aprende cinema, apenas conheço (em Lisboa) a Lusófona, que embora privada tenho ouvido coisas não muito más dela e a Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, tem um curso ligado ao cinema, mas que me parece um pouco teórico. De resto, a Universidade da Beira Interior, na Covilhã, também me parece boa, conheço quem lá ande e está gostar bastante.
    Da minha parte, estou numa escola tecnico-profissional, a ETIC, e estou a tirar realização e tenho a dizer que estou a gostar muito :P Dentro da mesma área ainda tens a Restart, tambem profissional, onde fiz um Workshop e também gostei bastante!
    Espero não te ter confundido lol e qualquer coisa, é só dizer ;)

    Boa sorte com as escolhas!

    Um abraço :)

    ResponderEliminar
  7. Hey,

    Tenho seguido o teu blog e identifico-me com bastantes coisas que escreves mas o que me levou a comentar este post é estar exactamente na mesma dúvida que tu.

    Sou do Porto também e quero entrar em cinema tendo a ESTC como prioridade para já, mas estou um pouco às escuras. Em vários sentidos mesmo às escuras. :D

    Só te peço que pelo menos vás postando aqui alguns desenvolvimentos da tua aventura até à ESTC ou não, pode ser que assim consigas ajudar alguém.

    ;)

    Vou continuar atento,

    Back Room.

    ResponderEliminar
  8. Olá

    Também partilho da tua vontade de entrar na ESTC. Tenho bastante medo daquilo que vou encontrar, principalmente depois dos vários comentários que me chegaram aos ouvidos. Será que podíamos falar melhor sobre isso? Agradecia imenso.
    O meu mail
    anaisabel_mariz@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, gostava de seguir cinema e pelo que sei a ESTC é a melhor escola em Portugal dessa área.

    Alguém me sabe dizer qual a média de entrada, se é que é preciso médias, e quanto custam as propinas?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo, aconselho-te a ires ao site da ESTC que tens lá todas as informações. A fase da pré-selecção, este ano, é até dia 14 DE JUNHO.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Não encontrei lá informações sobre propinas , só os 140€ da fase de pré-selecção, tu não sabes quanto costuma custar?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite!

    Também estou interessada em ingressar no curso de cinema da ESTC. Pelo o que entendi conseguiste entrar na ESTC? Queria só perguntar qual é a tua opinião da escola em si..ambiente, professores, alunos. Só para ter uma noção do que me espera ... é já este ano !

    Figas para correr tudo bem *

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo: para entrares na ESTC tens que ser seleccionado. Inscreves-te, primeiro, para a fase de pré-selecção - com uma ficha de inscrição, uma ficha biográfica, um certificado de como fizeste um dos requeridos exames nacionais (ou declaração de honra a ser entregue até inícios de Agosto de como te comprometes a entregá-lo até lá, caso ainda não o tenhas feito. Tens que pagar 41 euros na inscrição. A fase de pré-selecção abrange, ainda, o cálculo da tua média final do secundário e uma entrevista que entretanto é marcada. Se a tua média na fase de pré-selecção for positiva, passas para a fase de selecção, onde tens que pagar 100 euros. Frequentas um seminário com a duração de uma semana e realizas três provas, duas escritas e uma prática. No final, eles verão se a média final da fase de pré-selecção e a final da fase de selecção é positiva e se te permite ficar numa das vagas para este ano lectivo (que são 27 para regime geral).
    Quanto às propinas, o valor determinado para o ano lectivo de 2009/2010 foi de 990 euros, que podia ser pago na totalidade ou em 3 prestações - 330 euros na inscrição ou matrícula; 330 até Janeiro; 330 até Abril. Penso que este ano o valor se mantém. Podes consultar tudo isto no site, se procurares bem.

    Margarida, eu vou tentar entrar, pela primeira vez, este ano. As opiniões divergem um pouco, mas é consensual que o ensino é muito bom. Boa sorte :)

    Cumps

    ResponderEliminar
  14. Ok, muito obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
  15. Eh pá, hoje disseram-me que os alunos da António Arroio costumam ter prioridade, o facto de eu não ter experiência nenhuma em video e estudar Economia pode-me prejudicar?

    ResponderEliminar
  16. Anónimo, eu penso que não (em relação à prioridade dos de António Arroio). Eles regem-se pela entrevista, pelas provas. O facto de não teres experiência nenhuma em vídeo poderá eventualmente prejudicar os resultados numa qualquer prova prática, isso já não sei. Tenta ir lendo sobre montagem, ou fazendo algumas experiências em programas de edição. Eu próprio sou de Humanidades, portanto... ;)

    ResponderEliminar
  17. Olha ai! Peço-te simplesmente que me adiciones porque preciso de umas informações porque eles são umas bestas ao telefone. hugo.coutinho.1990@hotmail.com

    ResponderEliminar
  18. PESSOAL! A QUEM VAI INGRESSAR! hugo.coutinho.1990@hotmail.com quero conhecer esta gente porque sou de s.miguel e espero que todos nós possamos entrar! sonhos, sonhos, sigam-nos! AU REVOIR!

    ResponderEliminar
  19. Então Flávio como correu a entrevista? ;)

    (Sou a mesma Margarida do comentário de 19 de Abril)

    ResponderEliminar
  20. Olá, Margarida!

    Olha, correu-me muito bem, acho eu... o júri foi muito simpático e ouviu-me... agora é só esperar pela nota mesmo. Estou muito nervoso.

    E convosco? Correu-vos bem?

    ResponderEliminar
  21. É como tu disseste é esperar pela nota...os nervos já se apoderaram de mim!

    Julgo que também me correu pelo melhor...mas é esperar para ver.

    Falta 10 dias até o mítico dia 6 de Agosto...... ;)

    ResponderEliminar
  22. Pois, faltam agora 9 eheh

    Temos de ter calma, acima de tudo. Não nos adianta de nada estarmos assim, nervosos. Mas estar de férias neste estado é que não é lá muito saudável ;)

    Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  23. Parabéns Flávio!!

    Até que enfim ;)

    Também passei...bem de uma coisa agora temos a certeza: vamos ser colegas durante o seminário ....... espero que esta "estadia" se prolongue por mais uns anitos ;) hehehe

    O meu email é este Kartaxinha_soul_22@hotmail.com adiciona-me !

    Beijinho & até Setembro ^^

    ResponderEliminar
  24. Pois, eu não entrei. Obrigado pela ajuda Flávio e espero que tenhas sucesso. Quanto a mim, quem sabe não se ganhará um bom gestor, futuro realizador se tiver dinheiro que me permita um dia fazer umas brincadeiras. Aproveita bem, confesso que não percebo o que eles querem, eu adoro cinema mas já pintura, teatro, literatura passa-me mais ao lado. Tendo a ideia que a minha ficha biográfica estava boa, para me terem dado um 8 suponho que tenham desvalorizado essa parte. Flávio ou Margarida, se eu vos der o meu mail são capazes de me enviar a vossa ficha, ou se preferirem, só uns excertos (para não vir com morada, nºs de telefone, etc.), para eu ficar com a ideia de que é que eles queriam? Poderia ser só a parte da pintura ou das peças de teatro..

    Aproveitem e divirtam-se.

    ResponderEliminar
  25. Pedro Emanuel Cabeleira27 de setembro de 2010 às 10:29

    Será que a ESTC será assim tão cinzenta? Será que a ESTC será tão irrespirável? Pela semana que lá passei não me pareceu, espero que consigamos contrariar este post interessante.

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar